Tecnologias do setor ótico que precisa de conhecer

A tecnologia pode trazer inúmeros benefícios para as óticas, desde os sistemas de gestão até aos produtos disruptivos. Adotar produtos e ferramentas tecnológicas são um ótimo caminho para se diferenciar num mercado tão competitivo.

Pupilômetro virtual

O pupilômetro é um dos equipamentos mais importantes de uma ótica. Afinal, é ele que mede com precisão a DNP, medida essencial para a fabricação correta de lentes graduadas. Nesse sentido, vale a pena estar atento às tendências do segmento óptico para melhorar cada vez mais o atendimento oferecido na loja. 

Dentro desse contexto de novas tecnologias para óticas, o pupilômetro virtual é uma das que mais se destacam. Ele contribui para a modernização da loja ao registrar medidas ainda mais precisas. Além da distância naso-pupilar (DNP) e pupilar (DP), muitos modelos de pupilômetros virtuais registam também a altura de montagem, o diâmetro das lentes e o ângulo pantoscópico. Ou seja, são mais informações para aprimorar o atendimento e tornar a montagem dos óculos ainda mais personalizada.

Todas as medidas são calculadas de forma automática pelo equipamento, e devido à inteligência artificial, o resultado acaba sendo mais preciso e confiável.

Ao usar um pupilômetro, a ótica passa a oferecer uma experiência de compra única aos seus clientes, porque a escolha de óculos torna-se mais interativa e sem a necessidade de qualquer contato físico com aparelho.

Lentes SmartView

As lentes SmartView são uma das novidades que prometem transformar a adaptação dos utilizadores aos óculos graduados. Baseada em estudos que consideram os movimentos dos olhos durante o uso de dispositivos eletrônicos, a linha Zeiss SmartLife é um exemplo disso. 

Ao todo, são três diferentes modelos de lentes que visam proporcionar uma visão mais confortável a qualquer distância e em todas as direções, para todas as idades. 

Levando em conta as necessidades de cada fase da vida, as lentes com Smartview reduzem os desconfortos durante o período de adaptação aos óculos novos. Além disso, também garantem o pleno conforto visual diante das frequentes alterações de posição da cabeça e dos olhos.

Lentes ultra polarizadas

As lentes ultra polarizadas também são outra tendência que vale a pena conhecer. Com uma estrutura composta por oito camadas, elas funcionam como um verdadeiro escudo contra os raios solares e os seus reflexos. 

Fabricadas na Suíça, estas lentes solares possibilitam uma experiência visual mais realista. Isso é possível graças à combinação de um polarizador altamente eficiente com tratamentos antirreflexo hidrofóbico e antirisco.

Dessa forma, oferecem uma proteção de 100% contra os raios UVA e UVB, além de eliminar o excesso de luz. Assim, a lente confere maior nitidez e euma xcelente percepção das cores.

Óculos inteligentes

Entre as novidades tecnológicas já existentes no mercado, os óculos inteligentes talvez sejam os menos conhecidos e acessíveis no momento. Entretanto, é importante estar por dentro desta novidade, pois é uma das tendências do setor óptico nos próximos anos. 

O Specs, por exemplo, é um dos únicos que são produzidos em larga escala. O acessório da empresa Auctify promete acabar com a procrastinação, monitorando a rotina dos usuários e avisando quando eles perdem o foco nas atividades.  

Por meio de um app, é possível definir quais são as tarefas que se deseja ter mais concentração. Então, com a ajuda da inteligência artificial, os óculos passam a monitorar o que a pessoa está fazendo e determina se ela está sendo produtiva ou não. Caso perceba a perda do foco, o dispositivo emite sons e luzes como forma de aviso para o usuário.

Óculos feitos com impressora 3D

Por fim, armações feitas por impressoras 3D são novidades que os gestores e vendedores precisam ficar atentos. Em geral, os óculos são feitos a partir de plásticos altamente resistentes e leves, com algumas marcas a oferecerem uma produção totalmente customizada a partir de análises do rosto do cliente para criar modelos personalizados e muito confortáveis.

Como vimos, existem muitas novas tecnologias para o setor óptico. Apesar de algumas ainda serem pouco acessíveis, outras já estão à disposição e podem ser adotadas pelas óticas. Assim, você oferece o que há de melhor e mais moderno aos seus clientes.