Estratégia de crescimento de uma empresa

Se o objetivo é alcançar um crescimento escalável e significativo, é preciso definir que caminho seguir através de metas de curto, médio e longo prazo.

Por isso, saiba que fazer uma empresa crescer é um processo que leva tempo e exige dedicação, calma e paciência.

Mas, fique tranquilo. Separamos aqui 7 dicas de estratégia de crescimento de empresas que podem ser muito úteis para aqueles que pretendem elevar o patamar dos seus negócios.

Encontre o seu diferencial

O que tem a sua empresa e as outras não têm? Qual o seu diferencial?

Para que a empresa cresça, é interessante oferecer algo diferente, que o faça sobressair entre as concorrentes. Seja o atendimento, produtos e serviços exclusivos, ou até mesmo uma tecnologia superior, é importante encontrar algo que nos destaque.

Encontrar um diferencial é o primeiro passo estratégico para as empresas que querem expandir os negócios.

Entenda as necessidades de seus clientes e ofereça a melhor solução para eles.

Conheça o seu público

Quem é que a sua empresa quer atingir?

Conhecer o público-alvo do negócio é compreender os hábitos e as demandas de consumo dos seus clientes. A partir daí, será possível desenvolver maneiras de superar as necessidades deles e oferecer aquilo que eles procuram.

Uma empresa que deseje crescer só poderá fazer isso se puder contar com os seus clientes, tendo em vista que eles são os principais agentes que fazem o negócio existir.

Não tenha medo da concorrência

Quem quer crescer não se pode deixar intimidar pela concorrência.

É preciso saber quem são seus concorrentes e procurar ser melhor que eles. Agregue valor ao seu negócio, descubra os pontos fracos da concorrência e construa a sua vantagem competitiva.

Dê prioridade à satisfação do cliente

Sem clientes, não há negócio. São eles que proporcionam renda e lucro às empresas.

Por isso, durante o processo de expansão dos negócios, o foco deverá ser sempre a satisfação dos clientes: daqueles que consomem os produtos e serviços que a sua empresa oferece.

Essa dica de estratégia de crescimento de uma empresa é bastante pertinente, porque é comum que as empresas negligenciem a qualidade dos seus produtos quando decidem expandir.

Crescer a qualquer custo não é o mais indicado, pois a relação com o público-alvo pode ser comprometida se a qualidade se perder no meio do caminho.

Invista em alianças comerciais

Investir em alianças comerciais pode ser uma maneira de impulsionar o crescimento dos negócios. Uma parceria bem executada é capaz de aumentar significativamente as vendas de produtos e serviços.

Aliar-se a outras empresas ajudará o seu negócio a ampliar o campo de atuação e a conquistar novos clientes.

Um parceiro pode ser um investidor, um fabricante, um fornecedor, um divulgador ou alguém que venda os seus produtos e serviços em troca de comissão, por exemplo.

Valorize os seus funcionários

A procura por crescimento é um caminho que não se faz sozinho. Os funcionários da empresa precisam sentir-se motivados pelo líder a trabalhar e a contribuir para a evolução dos negócios.

Por isso, é interessante criar mecanismos que os façam acreditar que o trabalho deles tem fundamental valor para a empresa, dando um significado maior para tudo que fazem.

Campanhas de bonificação e premiação pelo bom desempenho, por exemplo, costumam funcionar muito bem, além de transparência e reconhecimento para que todos saibam como o seu esforço individual contribui para o crescimento da empresa.

Utiliza a tecnologia a seu favor 

A transformação digital foi crucial para otimizar e escalar os processos internos das empresas e melhorar os seus resultados.

Atualmente, existem diversas ferramentas no mercado que podem ser utilizadas em vários departamentos das organizações com o objetivo de tornar os membros de uma equipa mais produtivos e estratégicos.